A temida redação da Fuvest
A prova de redação da Fuvest gera um misto de sentimentos nos estudantes, que veem o seu humor variar do medo ao sonho idealizado, em segundos, durante o processo de escrita. Assim, como toda a prova elaborada para esse exame, a prova de redação tende a ser uma das mais complexas do trio paulista.
É necessário qualificarmos essa prova, antes de mais nada, enquanto uma prova de leitura, pois avalia a análise das discussões promovidas pelos textos motivadores, com vistas ao levantamento das possibilidades de abordagem do tema, que são, na sua maioria, extremamente abrangentes, abstratos e podem confundir o candidato com relação ao aspecto que deve ser abordado na prova.
É muito comum a queixa de uma nota baixa com relação à abordagem temática da redação. Isso ocorre porque o candidato não consegue identificar qual é o aspecto presente nos textos motivadores que devem ser levados em consideração na hora de se produzir um texto.
O exercício de escrita de textos com temas prototípicos da Fuvest é muito importante para que haja sucesso nesse tipo de prova.